Com mais de 95% de sua população de descendentes de italianos, Nova Veneza é um pedaço da Itália em Santa Catarina. Uma cidade que respira a cultura e os costumes de seus colonizadores, e que ganha ainda mais força no mês de junho, quando é realizada a Festa da Gastronomia Italiana e o Carnavale di Venezia.
Os turistas que chegam se encantam também com suas edificações centenárias, arquiteturas históricas, opções de turismo religioso e museus que contam a história da cidade.
A Igreja Matriz não é admirada somente pela sua grandiosidade arquitetônica, mas também pelo seu interior rico em belas obras de arte. Sobre a porta principal encontra-se uma escultura em bronze do leão de São Marcos doada pelo governo de Veneto na década de XX. De seus alto-falantes ecoam há mais de 60 anos a voz do Leão de Marcos, um serviço de informação comunitária.
Polo de turismo religioso no município, o santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio é meta de peregrinação durante todo ano.
A Vinícola Borgo encontra-se em um acolhedor castelo no interior da cidade de Nova Veneza, ao sul de Santa Catarina. A tranquila paisagem é o ambiente ideal para degustação dos produtos Borgo, feitos cuidadosamente em pequena escala.
Vinhos, licores e cachaças envolvem os sentidos por seus aromas, enquanto os sucos e as geleias trazem o melhor do sabor da fruta.
O Aguaí Santuário Ecológico é uma propriedade privada, está localizado próximo à Barragem do Rio São Bento e a cerca de 4 km de distância da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. O local está inserido em uma área de Mata Atlântica com 135 mil metros quadrados, próximo ao limite dos municípios de Siderópolis e Nova Veneza.
Atualmente o local possui capacidade para 320 pessoas sentadas em seu restaurante, estacionamento para 160 veículos, estacionamento para ônibus, banheiros, trilhas, tirolesa, pedalinho, caiaque e diversos atrativos para todas as idades.
Barragem do Rio São Bento fica localizada no interior de NOVA VENEZA e maior reservatório de água da região Sul de Santa Catarina. Com um lago artificial de 450 hectares (equivalente a quase 500 campos de futebol), tem ao fundo o belíssimo cenário da Serra Geral, protegido pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí. O acesso ao reservatório tem uma área aberta ao público, de onde se pode apreciar de perto o vertedouro e todo cenário de entorno.
O segundo acesso é restrito a funcionários ou para visitas agendadas com finalidade técnico/educativa. Como mais um atrativo, a torre da Capela de São Pedro foi mantida como memória do local onde a comunidade de mesmo nome se desenvolveu e construiu sua história até ser inundada pelo reservatório. Toda a comunidade foi transferida para um local próximo da Barragem. As famílias que ocupavam as áreas inundadas foram indenizadas, para que a barragem pudesse ser concluída.
Foi doada pela província de Veneza e simboliza o elo que o município tem com o pais de origem dos primeiros imigrantes colonizadores. Na praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade, os visitantes podem apreciar a embarcação que fica em um lago artificial aberto ao público.
Traduzida da língua veneta, a Ponte dos Namorados, é uma passarela de pedestres construída em 2016 como uma atração turística ligada aos primórdios da colonização, inspirada na primeira ponte construída em 1936 que servia de ponto de encontro dos namorados da época. Hoje a tradição é mantida e os pedestres e namorados que quiserem registrar sua ligação amorosa devem ali colocar um cadeado com seus nomes, uma forma de fortalecer o amor.
Inaugurado em 1991, por ocasião do centenário de colonização do município, o museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca abriga objetos e utensílios que por si só contam a história de Nova Veneza e região. O prédio onde está localizado o museu é uma das edificações mais antigas da cidade, construído na última década do século XIX.
Fica Localizado bem ao centro de Nova Veneza.
Tombado como Patrimônio Histórico Nacional estado de Santa Catarina, as casas de pedras é Patrimônio Histórico Arquitetônico. Atraem muitos turistas. Construídas por imigrantes Italianos no final do século XIX, e restauradas em 2002, resistem até hoje a força do tempo. A técnica de construção, que usa essencialmente pedra de barro foi trazida pelos primeiros colonizadores.
Construída na praça central de NOVA VENEZA para comemorar o centenário de colonização, o monumento é uma homenagem as famílias colonizadoras do município.
Com 55 metros de extensão, e muito charme a Rua Coberta, está localizada no trecho da rua Nicolau Pederneiras ao lado da Praça Humberto Ghizzo Bortoluzzi. A Rua Coberta se apresenta como uma estrutura que reforça ainda mais o clima europeu de uma cidade que vive intensamente o turismo e que carrega, com orgulho, ares tipicamente italianos.
Pra cobertura, o material escolhido foi o policarbonato alveolar, que além de proteger contra a chuva, também garante a luminosidade pela transparência. E na versatilidade do metal surgem elementos que resgatam a arquitetura italiana – em especial, a da cidade de Veneza.
O Carnaval é uma celebração mítica e seduz um grande número de visitantes que se concentram todos os anos na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza, sendo realizado no mês de junho durante a Festa da Gastronomia. O clima de mistério e alegria dos personagens contagia todos os participantes e espectadores, uma vez que o encanto desta festa caracteriza-se pelo uso intensivo de máscaras e trajes que reproduzem o estilo dos nobres europeus de antigamente.
Todo o figurino é confeccionado no município e pode ser alugado junto com a Secretaria de Cultura (fone 48 3471 1758). As máscaras podem ser compradas nas lojas de artesanato de Nova Veneza.
Em francês, a palavra souvenir já dis tudo: memória. Um souvenir, portanto, é um objeto que resgata as lembranças das situações incríveis que os viajantes não querem esquecer. Nas mãos das artesãs de NOVA VENEZA essas memórias são imortalizadas.
O pórtico de NOVA VENEZA sintetiza a italianidade presente no município. Foi erguido em pedra de basalto, muito utilizada nas primeiras edificações construídas pelos colonizadores.
Um dos costumes italianos é o de reunir-se em praças. Com belos canteiros floridos, a principal praça do município tem um charme especial, que atrai os visitantes e a população neoveneziana.
Intitulada Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, NOVA VENEZA realiza na segunda quinzena de junho, por ocasião dos festejos de colonização e emancipação da cidade, a festa da Gastronomia. O evento é um saboroso tributo á culinária dos imigrantes italianos. Durante os dias de festa ocorrem diversas atrações culturais, como concurso musicais, shows, atrações religiosas, desfiles e serviços de comida típica italiana.
Na Capital Catarinense da Gastronomia Italiana, a comida é o carro chefe quando se fala de motivações para o turista visitar NOVA VENEZA. A mesa do imigrante é uma das mais saborosas do mundo. Salames, queijos e vinhos são apenas algumas das delicias que a cozinha oferece.