Um pedacinho da Itália aguarda por você.

Gastronomia

Reconhecida como o principal polo gastronômico do sul de Santa Catarina, Nova Veneza reúne o melhor da comida italiana em inúmeras opções de restaurantes e cafés coloniais pela cidade.

O turista irá se deliciar com pratos como macarrão rústico, polenta, fortaia, queijos coloniais, salames, galinhas ensopadas, maionese, saladas de radicce e pães artesanais, sempre acompanhados de um bom vinho.

Carregando...

Cultura

Com mais de 95% de sua população descendendo de italianos, Nova Veneza é um pedaço da Itália em Santa Catarina. Uma cidade que respira a cultura e os costumes de seus colonizadores, e que ganha ainda mais força no mês de junho, quando é realizada a Festa da Gastronomia Italiana e o Carnavale di Venezia.

Os turistas que chegam se encantam também com suas edificações centenárias, arquiteturas históricas, opções de turismo religioso e museus que contam a história da cidade.

Carregando...

Carnavale di Venezia

O Carnavale é uma celebração mítica e seduz um grande número de visitantes que se concentram todos os anos na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza, sendo realizado na segunda quinzena do mês de junho, durante a Festa da Gastronomia.

O clima de mistério e alegria dos personagens contagia todos os participantes e expectadores, uma vez que o encanto desta festa caracteriza-se pelo uso intensivo de máscaras e figurinos que reproduzem o estilo dos nobres europeus de antigamente.

*Há possibilidade de se alugar trajes com a Secretaria de Cultura (fone 48 3471 1756) ou comprar máscaras em lojas de artesanato.

Carregando...

Casas de Pedra

As Casas de Pedra são um conjunto de casas centenárias construídas em 1891 por imigrantes italianos, sendo divididas em cozinha, dormitório, adega e estábulo

As três casas formam um conjunto classificado como “excepcional” pelo IPHAN, por existirem raríssimos casos no Mundo. Elas tornaram-se patrimônio histórico estadual, foram tombadas e restauradas em 2002 e, em 2011, foram tombadas a nível federal. Atualmente são administradas pela família Bortolotto, 3ª geração do construtor Luigi Bratti.

Visitação: Sábados, domingos e feriados: 13h às 17h. Informações pelo telefone (48) 3436 5470.

Carregando...

Gôndola di Venezia

Um pedacinho da charmosa e romântica Veneza vive em Nova Veneza.

A gôndola Lucille chegou à cidade em 2006 dada de presente ao país, sendo a única no Brasil. Há apenas quatro gôndolas doadas fora de Veneza: além da brasileira, há uma nos Estados Unidos, uma na Rússia e outra no Canadá.

Carregando...

Museu do Imigrante

O Museu ainda conserva o estilo italiano da edificação e o poço erguido pelo fundador da colônia Nova Veneza, Miguel Napoli, em 1895. O casario antigo já serviu de moradia, capela, salão de festas da igreja, jardim de infância, sede da prefeitura, câmara de vereadores, biblioteca municipal e, desde o ano de 1991, abriga o museu.

As peças expostas são relacionadas ao trabalho do imigrante na época, com destaque para um goniômetro, com idade superior a 120 anos, e a bíblia, escrita em latim, usada pelo primeiro pároco Miguel Giacca.

Visitação: Terça-feira a domingo, 8h às 12h - 13h às 17h. Fim de semana: 9h30 às 12h - 13h às 16h.

Carregando...

Santuário Nsa. Sra. de Caravaggio

Inaugurado em outubro de 1967, o Santuário foi erguido com a contribuição de todas as famílias da cidade e de regiões próximas. Em seu interior, encontra-se a gruta, um local de recolhimento, devoção e oração.

No último domingo do mês de maio acontece a grandiosa Festa e Romaria em honra à Nossa Senhora de Caravaggio. Durante todo o dia, devotos de Maria dirigem-se ao Santuário vindos dos mais diversos lugares, com a certeza de serem acolhidos e abençoados pela Mãe.

Visitação e horários de missas: www.santuariodecaravaggio.com.br

Carregando...

Economia

Nova Veneza é referência nos setores de confecção, agroindústria e metalmecânico. Empresas de destaque nacional nasceram e possuem sede na cidade, tais como Damyller, La Moda, Agrovêneto, Bistek e Metalúrgica DS.

Carregando...

Nova Veneza na Mídia

Nos últimos anos, Nova Veneza tem ganhado cada vez mais destaque na mídia nacional. Sua cultura predominantemente italiana, seus costumes, seu povo hospitaleiro e sua culinária típica, já foram assunto de inúmeras reportagens e matérias de programas, tal como o especial feito pelo Mais Você, da Rede Globo.